meio-ambiente-2023.jpg
|
A Semana do Meio Ambiente da Superintendência de Água e Esgotos (SAE) de Ituiutaba teve como objetivo ampliar atividades sustentáveis e promover a conscientização ambiental. A programação incluiu educação ambiental, plantio de mudas frutíferas e oficinas com foco na reciclagem e reaproveitamento.
Na segunda-feira, 05, a SAE participou como parceira na I Conferência Regional de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e da Causa Animal. Neste dia, o engenheiro da SAE, Leonardo Borges Castro, ministrou uma palestra, no auditório da Universidade do Estado de Minas Gerais, sobre os recursos hídricos da região, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Amigos do São Lourenço.
Na terça-feira, a SAE também esteve presente na Escola Municipal Bernardo José Franco, na zona rural da comunidade do São Lourenço, realizando oficinas de reciclagem, compostagem e plantio de mudas. Os alunos de 3º ao 5º ano foram responsáveis pelo plantio de mudas de árvores frutíferas, como cajueiro, amoreira, tamarindeiro, graviola, mangueira, goiabeira, abacateiro e cajazeira.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972, teve como tema central em 2023 a poluição plástica. A SAE buscou realizar atividades voltadas para conscientizar a população de Ituiutaba sobre esse problema global e a importância de encontrar soluções para combatê-lo.
É destacado que a preservação ambiental deve ser praticada diariamente, uma vez que é no meio ambiente que se encontram os recursos naturais essenciais para a sobrevivência dos seres vivos, como água, alimentos e matérias-primas.