O tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que a mesma fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável.
Estação de Tratamento de Água da SAE
|
A água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) da SAE é captada de dois mananciais, sendo eles, Ribeirão São Lourenço e Rio Tijuco. Sendo que, no segundo manancial (Rio Tijuco), a captação é feita somente em época de estiagem.
Nessa etapa a água passa por um gradeamento que impede a entrada na ETA de elementos grosseiros contidos na água (folhas, galhos e troncos). Então, a água segue para a desarenação, onde ocorre a remoção de areia por sedimentação, otimizando o processo do pré-tratamento da água, após é feito o bombeamento para a estação de tratamento.
É composto pelas seguintes fases:
Vista aérea da Estação de Tratamento de Água da SAE
|
A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades:
Observação: Quanto à posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.
Para chegar às casas, a água passa por canos enterrados sob a pavimentação das ruas de Ituiutaba, chamadas de redes de distribuição. Para que essa rede possa funcionar perfeitamente, é necessário haver pressão satisfatória em todos os seus pontos. Onde existe menor pressão, instalam-se bombas, chamadas boosters, cujo objetivo é bombear a água para as zonas mais altas. Algumas vezes pode haver a necessidade de construir estações elevatórias de água, equipadas com bombas de maior capacidade. Nos trechos de redes com pressão em excesso, são instaladas válvulas redutoras.
A ligação domiciliar é uma instalação que une a rede de distribuição à rede interna de cada residência, loja ou indústria, fazendo com que a água chegue às torneiras. Para controlar, medir e registrar a quantidade de água consumida em cada imóvel, instala-se um hidrômetro junto à ligação.