O Planejamento Estratégico da SAE estrutura as grandes linhas de atuação da mesma, definindo ações e perspectivas. Essas perspectivas estão corporificadas por meio dos valores da Autarquia, tais como Missão, Visão, Valores, Objetivos, Lema e Código de Ética. Se trata de um processo que, uma vez iniciado, demandou continuidade e foi incorporado como prática regular anual da Autarquia, tornando-se requisito fundamental para o seu sucesso.
A primeira etapa do processo consiste na realização de uma análise ambiental, para que se tenha um amplo conhecimento do ambiente no qual a empresa está inserida. Assim, é avaliado o ambiente externo e interno, sendo que o primeiro se analisa as oportunidades e ameaças, enquanto, no ambiente interno, é explorado os pontos fortes e fracos. Portanto, sabendo que os componentes desses dois ambientes compreendem um conjunto dinâmico composto por forças de diferentes dimensões e naturezas mutáveis, o objetivo do Planejamento Estratégico é procurar aproveitar as oportunidades, bem como reduzir o impacto das ameaças ou, ainda, adaptar-se a elas. Posteriormente, são realizadas reuniões com a Equipe Diretiva, a fim de determinar e priorizar ações dentro de um transparente processo de discussões, consolidando o modelo de gestão participativa da SAE.
O desenvolvimento do PE garante, para a Autarquia, uma visão de futuro por meio das ações a serem executadas para promover a transformação do estado presente para desejado. Deste modo, o Planejamento Estratégico é uma valiosa ferramenta, a qual auxilia sobremaneira a gestão, pois permite nortear as ações da SAE dentro de um plano previamente determinado, melhorando a qualidade do processo de tomada de decisões, o que influencia nos resultados esperados para o alcance da visão: “Desenvolver ações de saneamento básico para garantir o progresso de Ituiutaba e manter o reconhecimento da comunidade pela agilidade e qualidade de nossos serviços”.