imagem.jpg
|
Foi aprovado na última semana, em reunião com o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ituiutaba (COMSABI), nas dependência da Superintendência de Água e Esgotos (SAE), o orçamento financeiro referente ao ano de 2019 planificado para a execução do Projeto AMIGOS. As ações planejadas para o Projeto, que visa a recuperação e preservação de toda a extensão das bacias hidrográficas do Ribeirão São Lourenço e Rio Tijuco, iniciam-se no segundo semestre do ano vigente em quatro propriedades, as quais possuem Termo de Ajuste de Conduta (TAC), às margens do Ribeirão São Lourenço, principal manacial de captação de água da SAE, contando com uma área de extensão de aproximadamente 50 quilômetros.
O Projeto, atualmente, conta com parcerias de empresas privadas e órgãos públicos, porém, ainda assim, conta com o apoio de novos parceiros, para que possa seguir sua visão de abranger mais propriedades e de reflorestamento a longo prazo, auxiliando diretamente na conservação dos recursos hídricos e possibilitando que seja distribuída água com qualidade e quantidade para o abastecimento das cidades e para as atividades rurais.
O Projeto AMIGOS é um iniciativa do Instituto Caiapônia, sendo, desde o ano passado, coordenado e desenvolvido pela SAE a partir da regulamentação da Lei Municipal 4.597 de 18 de setembro de 2018. “Esse projeto é de grande importância para os nossos mananciais porque o foco principal é que tenha água em grande quantidade e qualidade. Temos que voltar nossa atenção e comprometimento para nosso meio ambiente, para destruir é rápido, recuperar é demorado. Uma árvore leva 8 a 10 anos para conseguir sobreviver sozinha. E o projeto, junto à Promotoria de Meio Ambiente e os demais parceiros, está dando condições para a preservação”, explica o presidente do COMSABI e diretor adjunto da SAE, Reinaldo Vieira Barbosa.