obras-erpai.jpg
|
O projeto original da ERPAI previa que o lodo presente nas Lagoas de Sedimentação deveria ser removido para as Lagoas de Secagem de Lodo e, posteriormente, transferido para o Aterro Sanitário. Entretanto, tecnologias mais desenvolvidos surgiram ao longo dos anos, que permitem que o material retirado seja disposto em grandes tubos geotêxteis (bags) para que ocorra os processos de desidratação e secagem, ocupando assim áreas significativamente menores. Além disso, tornou-se inviável a utilização das Lagoas de Secagem de Lodo devido ao nível do lençol freático no local, que faz com que estas lagoas fiquem permanentemente com muita água.
Anteriormente, tal técnica já foi utilizada com êxito pela SAE, quando o lodo foi retirado pela primeira vez. Ainda que o lodo seja removido para os tubos geotêxteis, os mesmos devem ser dispostos em uma área previamente preparada e impermeabilizada, evitando a contaminação do solo e das águas subterrâneas. Em 2019, após dez anos da primeira retirada, novamente será necessário repetir o processo.
Aproveitando os investimentos realizados na ERPAI, também está sendo executado a recuperação dos trechos da via de acesso e vias internas na ERPAI a fim de garantir que a entrada e saída de veículos e pedestres seja mais segura. As vias, pavimentadas juntamente com a construção da estação há mais de 20 anos, sofreram deterioração completa devido ao tráfego de veículos pesados que realizam a descarga de resíduos líquidos no local, o que, inclusive, acabou danificando os dispositivos de drenagem pluvial existentes. Dessa forma, será necessária a demolição de parte do pavimento e sua reconstrução.