pmsb2023.jpg
|
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) entregue, na II Semana Mundial do Meio Ambiente, à Superintendência de Água e Esgotos (SAE) e à Prefeitura Municipal de Ituiutaba representa um marco importante para a cidade. O PMSB é um documento que reúne as estratégias e diretrizes para a implementação e funcionamento dos serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
O plano é essencial para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria dos índices sociais e econômicos de um município. Ele ajuda a prevenir a escassez de água, reduzir a poluição do meio ambiente e combater a proliferação de doenças. Além disso, o PMSB servirá como uma ferramenta de trabalho para a equipe da SAE e para as futuras gestões municipais.
A diretora da SAE, Letícia Fernandes, destaca a importância do PMSB como um material valioso para a gestão municipal. “O plano contém um vasto número de imagens e um banco de dados completo, que será utilizado para pesquisas, conferências e projetos de urbanização do município. Dessa forma, o PMSB contribuirá para a tomada de decisões certeiras e para a promoção de um desenvolvimento urbano mais sustentável”, explica.
É relevante ressaltar que, apesar de ser um serviço previsto em lei, o saneamento básico no Brasil ainda está longe do ideal. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 41,5% das cidades brasileiras possuem um PMSB definido. Com a entrega desse plano, Ituiutaba se destaca, mais uma vez, como um município comprometido com a saúde da população e com a busca por uma melhor qualidade de vida.
A ação de Ituiutaba também está alinhada com as metas estipuladas pelo Marco Legal de Saneamento, que tem como objetivo principal a universalização dos serviços de saneamento básico no país. O PMSB é um passo significativo nesse sentido, mostrando o compromisso da cidade em atender às demandas da população e garantir o acesso a serviços essenciais.