sao-lourenco.jpg
|
A água é um recurso essencial para a vida, em todos os aspectos. Apesar do planeta ser formado em grande parte por água, menos de 3% dessa água é próprio para o consumo humano e, ainda assim, não é possível captar todo esse potencial.
O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial das últimas décadas, além de mudanças climáticas, tem pressionado cada vez mais a sociedade a prevenir e combater o desabastecimento. Quem se lembra da crise hídrica do começo dos anos 2000, que gerou o chamado "apagão " e diminuiu a capacidade de praticamente todas as usinas hidroelétricas do país?
Contudo, há uma prática ainda pouco divulgada, mas que se mostra eficiente onde é aplicada, que é o reuso da água. Isso significa que a água que foi previamente utilizada para uma atividade pode ser tratada de forma específica para ser reutilizada em outros processos.
Diversas atividades industriais e comerciais secundárias não exigem que a água utilizada seja potável, como é o caso da água para consumo humano. São atividades secundárias e que podem ser supridas com a água de reuso, desde que tenha sido tratada de forma adequada e atenda as especificações para aquelas atividades. Como exemplo, podemos citar a irrigação de plantações e jardins, a limpeza de maquinário, banheiros, pisos e descargas sanitárias.
Isso contribui com a economia e o uso consciente desse recurso tão valioso.
Inclusive, em alguns setores industriais, há legislação específica em que se orienta a reutilização da água, como é o caso de frigoríficos.
A OMS, Organização Mundial de Saúde, classifica o reuso de água da seguinte forma:
Reúso indireto: pode ser dividido em direto e indireto, sendo que o primeiro é quando há a descarga da água utilizada no meio ambiente, mas há o controle para a captação e seu tratamento. Já a indireta, o seu reúso se dá de forma não intencional;
Reúso direto: o efluente não é despejado no meio ambiente, indo direto para o tanque de reúso para o devido tratamento;
Reciclagem interna: neste caso a água de reúso é tratada internamente para uso nas indústrias como forma de economia.
E você, também tem feito sua parte para preservar esse recurso? Vem aí um período de seca e precisaremos estar bem atentos para que a escassez de água não se torne um problema.
A direção da Superintendência de Água e Esgoto - SAE de Ituiutaba tem adotado medidas preventivas e educacionais, visando o enfrentamento ao período da seca, além de cada vez atuar para entregar serviços de qualidade à população.
A diretora da autarquia, Letícia de Castro Fernandes Garcia, ressaltou que o trabalho segue voltado para diversos setores da SAE. “Buscamos a excelência pelo aperfeiçoamento técnico pensando na satisfação da população de Ituiutaba. Seja em qualidade da água, obras de ampliação, atendimento ao público e projetos envolvendo a comunidade, buscamos levar saúde e bem-estar para as famílias tijucanas”, disse.