Construir corretamente a caixa de gordura - que recebe a água da cozinha - e também a caixa de passagem - que recebe as águas do banheiro e do tanque - é viver com mais saúde, mais higiene e mais conforto.
Aqui você também precisa ter muito cuidado. Toco de cigarro, absorvente, papel, grampo, camisinha e outros objetos devem sempre ser jogados no lixo e não no vaso sanitário. Com isso, você estará colaborando para o bom funcionamento da rede de esgoto da sua casa e evitando os transtornos causados pelo seu entupimento.
Jogue cascas de frutas e legumes, restos de verduras e sobras de comida no lixo, e não na pia. Fazendo isso, você evitará entupimentos na rede de esgoto da sua casa.
Ela também exige cuidado especial. Verifique, mensalmente, o estado da caixa de gordura. Sempre que houver uma camada de gordura boiando, ela deve ser retirada, colocada em um saco plástico e em seguida jogada no lixo. Agindo assim você evitará entupimentos, transbordamentos, mau cheiro e outros aborrecimentos.
Você também deve ter alguns cuidados. Use sempre o ralinho ou a grade de proteção para que pequenas peças de roupa não entrem pelo esgotamento do tanque, provocando entupimento na rede de esgoto.
Jamais deve ser ligada à rede de esgoto. O aumento do volume de água escoando dentro da rede de esgoto arrebenta o encanamento e pode provocar refluxo do esgoto para dentro da sua casa ou de quem mora nas partes mais baixas da cidade. O destino da água de chuva é a rede pluvial. Se não houver rede pluvial, a água deve ser escoada pela rua.