saneamento-out.jpg
|
Cada R$ 1 investido no saneamento proporciona R$ 29,19 em benefícios sociais para a população: mais saúde, mais qualidade de vida e melhores condições socioeconômicas. Esses são alguns dos benefícios reais apresentados em um levantamento feito pela BRK, empresa privada de saneamento básico e pela Deep, empresa especializada em projetos socioambientais e estruturação de processos de envolvimento estratégico de stakeholders. A partir de um cálculo que considera os aspectos sociais sob o ponto de vista de pessoas de diferentes idades, como lazer, saúde, educação, relacionamento social, carreira e finanças, e o real valor para a instalação dos serviços, o resultado é que os serviços de água e esgoto são responsáveis por mudanças na qualidade de vida e na dignidade das pessoas.
A análise reforça que o saneamento pode impactar na educação de jovens, pois ter direito a um comprovante de residência permite que eles se inscrevam para o vestibular, por exemplo. Para outros, os serviços representam uma melhoria nas relações sociais, com pessoas que passaram a receber visitas em casa, o que não acontecia em muitos casos antes da chegada de um serviço de tratamento de esgoto, por exemplo.
Letícia de Castro Fernandes Garcia, diretora da Superintendência de Água e Esgotos - SAE de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, explica que todos os processos necessários para enviar água de qualidade à população fazem parte do saneamento básico e garantem melhor condição de vida e auxiliam o meio ambiente. “Nossa cidade conta com cem por cento de esgoto tratado, e isso é essencial para uma sociedade saudável, equilibrada e com uma expectativa de vida melhor", disse.
A água contém diversos componentes que provêm do ambiente natural ou foram introduzidos a partir de atividades humanas e por isso existem parâmetros para identificar a condição da água.