programa-amigos.jpg
|
Após a seleção no Edital da ABHA Gestão de Águas, Entidade Delegatária e Equiparada às funções de Agência de Água, com a execução de diversas ações na bacia do Ribeirão São Lourenço, a SAE segue ampliando as atividades de proteção e preservação do principal manancial de captação de água de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
Durante o mês de outubro, a equipe responsável pelo Programa Amigos do Ribeirão São Lourenço fez diversas visitas aos produtores rurais em áreas de afluentes próximas da cabeceira do ribeirão.
Estão sendo elaborados novos projetos individuais de propriedade para os produtores rurais que aderiram ao Programa ao longo do último mês. Assim, os novos projetos irão somar às ações em andamento e preveem a execução de cercas para isolamento de áreas de preservação ambiental, reflorestamento das APPs, incluindo áreas de nascentes, com o plantio de espécies nativas, e a conservação de solos, com a construção de terraços em nível (as "curvas de nível"). A implantação dos novos projetos deverá ocorrer até o final do período chuvoso.
Além disso, a equipe continua os trabalhos de manutenção nas áreas em que já foram iniciadas as ações. Na etapa de manutenção, são executados os serviços de replantio de mudas e tratos culturais (coroamento, combate às formigas, entre outros) e reparo em cercas, além de constantes vistorias nas áreas. Também continua a produção das mudas que serão utilizadas no Programa no Viveiro Municipal, uma parceria entre a SAE, a Secretaria de Meio Ambiente e o IEF.
O Programa possui diversas etapas, iniciando com a seleção da área de trabalho a partir de critérios técnicos já estabelecidos, o contato com os produtores rurais da área selecionada, incluindo a elaboração de Termo de Adesão, elaboração dos projetos individuais de propriedade e sua posterior execução e, por fim, a manutenção dos serviços executados nas propriedades ao longo de três anos subsequentes à implantação.