captacao.jpg
|
No Triângulo Mineiro, a seca se inicia em julho e se estende até o meio de outubro, em média, quando caem as primeiras chuvas consideráveis. Tanto tempo sem chuva impacta nos volumes dos mananciais que abastecem Ituiutaba, inclusive com crises hídricas em anos anteriores que levaram ao racionamento, em algumas ocasiões.
Em 2021, a SAE - Superintendência de Água e Esgotos de Ituiutaba - acionou a captação reserva, do Rio Tijuco, ainda em junho. Em 2022, até o momento, a captação reserva não foi acionada. Isso se deve, em partes, ao bom volume de chuva registrado nos meses anteriores. Porém, a SAE alerta a população para a necessidade da economia no uso, para que a situação não se agrave nos próximos meses.
O uso da água para limpeza de calçadas, banhos muito demorados e outras ações que consomem alto volume de água deve ser evitadas, a fim de prevenir um possível racionamento.
Ituiutaba conta hoje com 2 mananciais que abastecem a cidade, sendo o Ribeirão São Lourenço, que conta com a principal captação, e o Rio Tijuco, que é a captação reserva.